quinta-feira, 18 de junho de 2009

UDF

UDF = Universal Disk Format (Formato de Disco Universal) é uma especificação de sistema de arquivos para armazena-los em uma media optica. Esta é uma implementação do padrão ISO/IEC 13346 (também conhecido como ECMA-167).

É considerado o sucessor do formato ISO 9660 e até o momento é amplamente utilizado em media opticas (re)writable.

UDF é desenvolvido e mantido pela Optical Storage Technology Association (OSTA).

Um pouco de historia

A OSTA padronizou o formato UDF para formar um sistema de arquivos comum para todos os suportes ópticos. O objetivo era fazer um sistema de arquivo comum para só de leitura óptica e de suportes multimédia que são re-writable. Este é ainda o principal objetivo para a padronização do UDF.

A primeira padronização, o sistema de arquivos UDF foi destinado a substituir ISO 9660, permitindo suporte para tanto só de leitura e escrita mídia. Quase imediatamente após a primeira versão de UDF ser liberada, ele foi adotado pelo Consórcio como o DVD oficial do sistema de arquivos para DVD Vídeo e DVD Áudio. Hoje em dia, um sistema de arquivos UDF pode ser encontrada na maioria dos discos ópticos do mercado, e em quase todos os DVD graváveis que são utilizadas para gravação vídeo.

Por que diabos eu estou falando de UDF ?

Tive que montar um DVD de jogo recentemente em meu Ubuntu e quando executava o instalador, ele dava erros de leitura. Pesquisando um pouco, descobri que era possivel também montar este DVD como UDF e para minha surpresa, isso fez com que todos os erros de leitura fossem corrigidos.

Segue abaixo o comando que realizei para montar o arquivo .iso com suporte para UDF.

#sudo mount -o loop -t udf arquivo.iso diretorio_de_destino


Um comentário:

  1. Olá Ricardo,
    meu nome é Erika e to com um pequeno probleminha. Eu baixei uma novela em formato AVI e to tentando gravar ela em DVD-r mas de um geito que ele possa ser lido pelo Dvd da minha sala (q não le o formato AVI) e eu possa assisti-lo na tv. Usei o programa Convertex para fazer a converção e até deu certo. O problema é que ele deixou os episódios mto carregados, de modo que eu só conseguiria gravar 1 episódio por DVD.
    Vc saberia me dizer se eu tentar converter para UDF os episódios ficam mais leves e eu conseguiria gravar mais de um por Dvd?
    Se possivel me responda pelo meu e-mail: erikalb_smallville@hotmail.com

    Obrigada!!

    ResponderExcluir