sexta-feira, 19 de junho de 2009

GNU/Hurd

GNU Hurd é o kernel oficial do sistema operacional GNU. É composto de servidores (ou daemons, na terminologia de Unix) que utilizam o microkernel GNU Mach. Está em desenvolvimento desde 1990 pelo Projeto GNU e é distribuído como software livre sob a licença GPL.

O Hurd almeja superar os kernels tipo Unix em termos de funcionalidade, segurança e estabilidade, e ao mesmo tempo manter uma certa compatibilidade com o Unix.

O nome "Hurd" é um acrônimo indiretamente recursivo: "HIRD of Unix-Replacing Daemons", onde "HIRD" significa "HURD of Interfaces Representing Depth".

Ainda em estágio de desenvolvimento, os próprios (e pouquíssimos) desenvolvedores pedem ajuda à pessoas conhecedoras da liguagem C (tanto para o desenvolvimento do kernel, quanto para o porte de aplicativos), assim como pessoas que tenham disponibilidade para efetuar testes e reportar bugs.



Richard Stallman - Fundador da Free Software Foundation, lançou o projeto GNU e subsequentemente começaram as pesquisas em cima de um kernel chamado TRIX, que funcionava com RPC ( chamadas de procedimento remoto ). Após estudos descobriram muitas falhas então passaram a pensar no Mach 3.0 (microkernel) eles desenvolveram o Mach 3.0 com código aberto e partiram aos estudos em cima do HURD e em 1994 o HURD inicia pela primeira vez, funcionando.

O projeto HURD tem como finalidade além de liberdade ao usuário, quer superar Unix em termos de funcionalidade, segurança e manter uma certa compatibilidade com o mesmo.

Uma grande pena ele ter pouca gente focada no desenvolvimento e consequentemente, estar parado no tempo.

Quem sabe, em um curto espaço de tempo, ele não passe de um simples projeto para mais uma opção de sistema operacional.

Mais informações podem ser encontradas abaixo:

GNU/Hurd

Wiki não oficial do projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário