quinta-feira, 25 de junho de 2009

KDE

Software de origem alemã, o KDE (sigla inglesa para K Desktop Environment) é, simultaneamente, um ambiente gráfico (que inclui um gerenciador de janelas) e uma plataforma de desenvolvimento livre e de código aberto, desenvolvido com base na biblioteca Qt.

Voltado inicialmente aos utilizadores de plataformas Unix, funciona também no Mac OS X utilizando o seu servidor X11 e no Windows através do ambiente Cygwin.

Juntamente com o GNOME é um dos mais populares ambientes gráficos usados no Linux.

Etimologia

Quanto à etimologia do nome, o K não tem função especial, a não ser por ser a letra que vem imediatamente antes de L, de Linux. Também já foi chamado de Kool Desktop Environment.

Arquitetura

O gerenciador de janelas disponibilizado (KWin) é responsável por fornecer uma interface gráfica organizada e consistente para que aplicativos sejam executados e para que o usuário interaja com o computador, tanto utilizando aplicativos específicos quanto funções básicas como manipulação de arquivos e dispositivos. Com uma barra de tarefas intuitiva (muito ao estilo da do Windows), este ambiente de trabalho é um dos pesos pesados do GNU/Linux no que diz respeito a interfaces gráficas: segundo os autores, o KDE visa a oferecer a versatilidade do Linux, minimizando o contraste da interface relativamente a outros sistemas operativos, pelo que não será de estranhar reconhecer aspectos de organização e apresentação já vistos noutros ambientes gráficos de sistemas operativos.

O KDE é feito com base na biblioteca Qt, de propriedade da empresa Trolltech, enquanto que o GNOME, outro ambiente gráfico para Unix, é baseado na biblioteca GTK, do Projeto GNU. A biblioteca Qt é gratuita para aplicações Open Source, e as bibliotecas do KDE são licenciadas como LGPL ou BSD-compatível. O licenciamento da Qt prevê que quem desenvolver aplicações de código fechado com Qt seja obrigado a adquirir uma licença. Detalhes adicionais podem ser conferidos em Licença Qt.

Em compensação à questão do licenciamento para projetos de código fechado, o KDE possui um framework de desenvolvimento muito potente, com uma IDE multilinguagem — KDevelop —, e diversas tecnologias como KParts, KIO, DCOP, KHTML, e um conjunto poderoso de bibliotecas.

O KDE foi inteiramente criado em C++, e inclui também uma suíte de escritório (Office) simples, mas com muitos componentes: processador de texto (KWord), folha de cálculo (KSpread), programa de apresentações (KPresenter), editor de diagramas gráficos (KChart), de equações (KFormula), gerador de relatórios (Kugar), editor de diagramas e fluxogramas (Kivio), base de dados (Kexi), editor de gráficos bitmap (Krita) e vetoriais (Karbon14).

Projetos que também merecem menção são a suíte educativa Kdeedu e a suíte Kontact, uma solução completa de clientes para trabalho em grupo (E-mail, calendário, agenda, sincronização, alarmes, notícias, RSS).
Konqi, mascote do sistema KDE.

Alguns aplicativos do KDE

* amaroK
* digiKam
* Gwenview
* Kolf
* Komposé
* Konqueror
* Konqi
* KPDF
* Krusader
* KStars

Um comentário:

  1. Habilitando seu "control alt del" no ubuntu.

    Você pode instalar os seguintes pacotes:

    sudo aptitude install dontzap && sudo dontzap –d

    OU, o que este comando faz é justamente adicionar as linhas no arquivo: /etc/X11/xorg.conf

    Section “ServerFlags”
    Option “DontZap” “False”
    EndSection

    ResponderExcluir