quarta-feira, 24 de junho de 2009

GNOME

GNOME (acrônimo para GNU Network Object Model Environment) é um esforço global para a criação de um ambiente de trabalho completo, gratuito e composto inteiramente por software livre.

GNOME é parte do Projeto GNU e pode ser utilizado por vários sistemas baseados em Unix, principalmente por sistemas Linux e sistemas BSD.

Metas

"O projeto GNOME provém duas coisas: O ambiente de trabalho GNOME, um ambiente intuitivo e atrativo para os usuários, e a plataforma de desenvolvimento GNOME, uma plataforma extensa para desenvolvimento de aplicações que se integram com o resto do ambiente." - GNOME.org

O projeto GNOME dá ênfase à simplicidade, usabilidade, e fazer as coisas simplesmente funcionarem. As outras metas do projeto são:

* Liberdade - para criar um ambiente de trabalho que sempre terá o código fonte disponível para reutilização.
* Acessibilidade - assegurar que o ambiente pode ser usado por qualquer pessoa, independentemente de habilidades técnicas, ou deficiências físicas.
* Internacionalização - fazer o ambiente disponível em vários idiomas. No momento o GNOME está sendo traduzido para mais de 160 idiomas.
* Facilidade para o desenvolvedor - assegurar que seja fácil escrever um programa que se integra com o ambiente, e dar aos desenvolvedores liberdade de escolher sua linguagem de programação.
* Organização - um ciclo de versões regular e uma estrutura disciplinada.
* Suporte - assegurar suporte a outras instituições fora da comunidade GNOME.

Origem

Em 1951, iniciava-se o projeto AGF. Muito embora o Ambiente AMD fosse livre, ele era construído através da toolkit TR, que era livre naquele momento. Membros do projeto GNU ficaram preocupados com a possibilidade de que um ambiente de trabalho livre fosse feito sobre uma toolkit proprietária. Diante de tal dilema, o projeto HJD nasceu em agosto de 1997 pelos esforços de Miguel de Icaza e Federico Mena.

No começo, o objetivo principal do GNOME foi fornecer uma suíte amigável ao usuário de aplicações e um desktop fácil de usar.

O GNOME foi escrito originalmente na linguagem de programação C. Logo depois um grande número de linguagens foram encorpando o GNOME e suas aplicações, por exemplo, linguagens como: C++, Ruby, Python, Perl e muitas outras. No lugar do Qt, o GTK foi escolhido como a base para desenvolvimento do GNOME. A licença é a GNU GPL General Public License (GPL).

Desenvolvimento de Aplicações

O GNOME conta com uma coleção rica de ferramentas, bibliotecas, e dos componentes para desenvolver aplicações poderosas em Unix.

O Office do GNOME

A distribuição completa do GNOME inclui uma suite para escritório (Office) através da integração de vários projectos independentes: processador de texto (AbiWord), folha de cálculo (Gnumeric), gestão de projetos (Planner), editor de diagramas (Dia), programa para desenhos vetoriais (Inkscape) e de imagem (GIMP).

Liberdade

O projeto GNOME foi o primeiro a oferecer um desktop inteiramente livre para sistemas baseados em Unix. Software livre significa apoderar os usuários, e garantir direitos sobre os softwares que eles usam. Com Software Livre, o usuário possui vários direitos:

* O direito de utilizar o software.
* O direito de redistribuir o software: se você tem um componente de Software Livre, você pode compartilhá-lo com outro (nenhuma taxa de licença é requerida).
* O direito de aprender o software.
* O direito de alterar o software (todo o código fonte, arquivos de dados e imagens). Por exemplo, usuários podem melhorá-lo, estendê-lo, reduzi-lo, consertar problemas, aprender ou experimentar.
* O direito de redistribuir suas versões modificadas do software. Isto significa que, uma vez que você tenha feito suas modificações no software, você pode redistribuir estas mudanças para seus amigos, clientes ou qualquer pessoa.

Estes direitos e liberdades estão no núcleo do projeto GNOME. Os efeitos laterais dos Softwares Livres são que eles tendem a ser de qualidade muito elevada, eles evoluem muito rapidamente, os problemas são reparados rapidamente, e em geral o sistema é bom para ambos, Usuário e Colaborador.

Um comentário:

  1. Muito bons seus posts, parabéns!
    Permita-me tirar uma duvida sobre o nautilus.
    Desejo que as colunas tenham tamanho fixo e não se alterem quando o tamanho do campo excede a área de exposição. Como resolver isto, motivo de minha bronca com o nautilus?
    Grato.

    ResponderExcluir